ELU, ELS, Ações

Estados limites de utilização e serviço (ELU e ELS), coeficientes ponderadores de resistência e ações, combinações de ações no ELU e no ELS, fator de redução de cargas acidentais em edifícios - Publicado em Maio/2020


Valor Característico

Avaliando resistência e solicitação do ponto de vista estatístico (distribuição normal), existe uma variabilidade tanto na resistência (por exemplo, não podemos garantir a resistência [fck] em toda a estrutura), quanto nas solicitações características.

ELU

Estatisticamente, existe uma intersecção entre as curvas onde podemos ter mínimos da resistência e máximos de solicitações, e não é seguro admitir esta probabilidade, mesmo que muito pequena (literaturas falam em 1/100.000), e por esse motivo adotamos os valores de resistência de projeto para dimensionamento, através da minoração do valor característico por um fator que depende do material e expressa a variabilidade (ou incerteza) ao longo do elemento (Rd = Rk / γm). Vale ressaltar que esses valores de projeto são probabilísticos, não existe segurança absoluta.

Coeficiente ponderador de resistência

γm = γm1 . γm2 . γm3

  1. γm1: considera a variabilidade da resistência dos materiais envolvidos;
  2. γm2: considera a diferença entre a resistência do material no corpo de prova e na estrutura;
  3. γm3: considera os desvios gerados na construção e as aproximações feitas em projeto do ponto de vista das resistências.

Para o concreto e aço temos os seguintes coeficientes:

ELU

As resistências de cálculo para o concreto e aço, respectivamente, serão fcd=fck/γc e fyd=fyk/γs.