Anotações importantes relativa a disciplina "Big Data,
MBA em Análise de Dados com BI e Big Data" (EAD Unicsul) - Publicado em junho/2020.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Não é trivial imaginar as várias possibilidades de arquiteturas e tecnologias para implementar um modelo de negócio IoT fim a fim, devido a grande quantidade de tecnologias disponíveis, porém é facilmente perceptível que as diversas camadas deverão ser altamente integradas e tecnologias como computação em nuvem, Big Data, inteligência artificial, algoritmos para reconhecimento de padrões, protocolos de comunicação (ex.: MQTT) etc. são importantes recursos na concepção da arquitetura.
MQTT é um protocolo de transferência de mensagens bastante leve suportado por dispositivos de medição e monitoramento, que pode transmitir através de links de longo alcance e até por redes de transmissão com alguma intermitência.
A figura a seguir ilustra uma arquitetura de exemplo que integra o middleware para IoT LinkSmart, algoritmos de reconhecimento de padrões nas camadas do modelo de IoT, computação em nuvem e processamento em Big Data.
Esta camada de recursos físicos ou resource layer é representada por sensores e dispositivos inteligentes, neste caso, que possuam ou não poder computacional;
Esta camada é representada pelo LinkSmart Middleware, com a inclusão dos serviços de reconhecimento de padrões e a gestão de configuração dos algoritmos de reconhecimento de padrões, seja nessa própria camada ou na camada física ou ainda de dispositivos;
Esta camada representa as aplicações clientes, as quais recebem sempre as notificações de atualização de dados ou suas ações de configuração para as camadas inferiores ao modelo.
Em “Internet of Things, for Things, and by Things - Abhik Chaudhuri” temos também um interessante exemplo de arquitetura com os componentes um pouco mais detalhados: